O Lapidário

03/05/2013 13:42

 

O lapidário

Em uma noite

Em que o sono era meu inimigo

E o tormento, meu companheiro

Tive um sonho ou delírio 

Em que uma voz me disse:?

"desintegre seu corpo

Da matéria corrosiva

Que entorpecem os homens 

Seu nome tem sido como vinho doce

Na boca dos impetuosos.

Você cavou fundo nos valores

Enquanto muitos ficaram na superfície

E quando se julgou incompreendido

Sepultou a si mesmo e seus sonhos

Mas as raízes de suas esperanças 

Não se ataram ao subsolo do esquecimento

A terra não pode tragar

Um ser que ainda tem muito a fazer

Na condição de semi-acordado

Questiona sentimentos e virtudes,

Mas sua alma de poeta

Não foi feita para ser prisioneira do silencio

Nem dos papeis engavetados

'as palavras são como as pessoas'

Precisam de uma boa companhia 

Para ser bonitas e especiais

O amor e o ódio

Podem ser visinhos no mesmo vocabulário,

Porem distantes milhas e milhas

No altar das conjunções sebe disso,

Por ser amantes das palavras.

Enfurecido com seus conflitos emocionais

Adora olhar nos olhos das pessoas

Julgando-as meditativas

Mas tem perdido a força

De olhar no fundo dos olhos 

De quem te olha com firmeza

Calejou seu coração no oficio do amor

E as alegrias intermitentes.

Confundiram suas expectativas

No episodio dos lamentos

Destaca o beijo que devia ter dado 

O abraço que devia ter acolhido

E o sentimento que devia ser dito

Porem chorar pelo mel

Não torna o pranto adocicado.

Enfraquecidos pela dor

Todo ser humano torna-se 

Um campo minado de duvidas.

As mulheres desconhecem

A essência de sua própria feminilidade,

Os homens conservam o poder másculo,

Ignorando a sensibilidade,

E toda sensibilidade mal compreendida

Gera desconforto emocional

Porque tentando cuidar dos outros e esqueceu-se de si mesmo?

Muita lagrima feminina

Já caíram diante de você

Dessa fonte que não é mar,

Porem que, não se pode navegar

Sem o perigo do naufrágio: 'os olhos'.

Aceite seu destino... Você...

Aceite...

Você...

Você é um lapidário de pessoas

Lapidário... Das “pessoas.”

Despertei-me meditativo:

"lapidário ou otario?"

Não havia ninguém ali

Só eu e meu travesseiro, 

Que se soubesse falar 

Ser meu delator.

 

Obra : O lapidário

Autor: Edivan Pereira