A sombra do vento

23/04/2013 12:13

 

A sombra do vento

Carlos Ruiz Zafón

Atrevo-me aqui a comentar este livro, pois foi o melhor que já li ate hoje! É uma leitura clara de puro suspense, romance e tragédia, é um livro molhado onde o tempo fica fechado o ano todo, na antiga Barcelona de cinqüenta anos atrás. Uma cidade enigmática e contada no livro com nome de ruas e dentro do romance a sensação de que estamos presente no lugar é incrível. O livro contém um teor meio gótico onde é muito fácil imaginar e quase sentir os diversos cheiros contados nele. O autor tem uma forma diferente de se expressar ele é diferente, talvez único, a estória foi se revelando, e cada pagina muda toda a historia. Nunca consegui prevê o futuro ou passado de nenhum personagem. E conforme eles iam se revelando eu fui me apaixonando por eles cada um a sua maneira. E para chegar ao fim e entender e encaixar tudo. O autor não deixou nada a desejar. Então vamos à estória:

Quem narra é o Daniel, dito por sim mesmo como ingênuo, e ele descobre no “Cemitério dos livros esquecidos”, um livro que leu em uma madrugada: A sombra do vento. Daniel filho de um livreiro sempre viveu rodeado de livros, como era pós-guerra Barcelona ainda sofria as cicatrizes que o tempo deixa numa guerra civil, ele era criado pelo pai e ao ir atrás do enigmático autor do livro percebe que ah uma teia de mistério, e dor nessa historia, ele conhecerá seu primeiro amor e não desistirá de encontrar seu ídolo. Bom mesmo com o vilão mais nojento do mundo vale muito a pena ler, pois nele também encontra-se um personagem que não posso deixar de citar Fermin Romero De Torres Barros. Este é um amigo fiel até o fim um personagem em que vale a pena se espelhar.

A descrisão do casarão é muito completa.

O livro me envolveu tanto que fiquei com muita vontade de ver a foto do Julian Carax com a Penélope. E torci muito mesmo pra eles sobreviverem ate o final. Tive vontade de matar o Fumero, como um homem sem escrúpulos capaz de matar a própria mãe? E ainda virar policial.

Meu trecho favorito do livro é uma fala do Fermim para o Daniel: 

(...)“A televisão, amigo Daniel, é o Anticristo, e eu digo que bastarão 3 ou 4 gerações para as pessoas não saberem mais nem peidar por conta própria e para o ser humano voltar à caverna, à barbárie medieval, a estados de imbecilidade que a lesma já superou por volta do Pleistoceno*. Este mundo não vai acabar por causa da bomba atômica, como dizem os jornais, vai acabar, sim, de tanta risada, de tanta banalidade, por essa mania de se fazer piada com tudo, e além do mais, piadas ruins.“ (Fermín Romero de Torres, personagem de A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón) disse isso por volta de 1945

Bom é isso espero que isso dê a vocês vontade de ler este livro incrível e me contem.  E estamos aguardando que ele caia nas mãos de um roteirista e como a saga de Harry Potter seja contado fiel ao livro. Estou muito ansiosa pelo filme.

Mais de 6,5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Publicado no Brasil pela editora objetiva LTDA em 2007